10.12.2008

Blogs da Facos

Dadas as circunstâncias da proximidade do maior evento de comunicação do Rio Grande do Sul, tivemos um grande atraso nas postagens. E provavelmente teremos mais um nessas semanas seguintes. Talvez o blog seja usado como cobertura do evento, mas, por causa da falta de tempo, não com os mesmos recursos bloguísticos permitidos.

Por falar no uso dos blogs, é notável a proliferação deles na FACOS. Nunca antes na história deste curso houve tantos diários pessoais. Acho, e sempre acho porque só a morte é certa, que começou na cadeira de Laboratório de Jornalismo Digital 2, ministrada pela professora Luciana Mielniczuk. A proposta é que os acadêmicos de jornalismo devem formar grupos e criar blogs temáticos. É um baita exercício de escrita e aprendizado das características e possibilidades do jornalismo na web. Em 2007, foram criados os blogs dicas culturais e etc., Estudante.com, Identidades e Sopão de Letras. Neste ano, temos Diário das Efemérides, Expresso Fúnebre, Gangue do Hipertexto e Os Santinhos. Existe também o Culturálhia, da antiga disciplina de Jornalismo Cultural. Com cunho didático, há ainda o blog Assessorando, da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Relações Públicas.

Existem ainda os blogs que não tem origem em nenhuma disciplina, mas sim foram criados por iniciativa dos próprios alunos, seja pela vontade de aprender ou se expressar, cada um tem os seus motivos, afinal blog é algo muito pessoal mesmo (personalização). Começando pelo blog da turma dos bixos 2008 de jornalismo, o Primeiro Ponto, com textos bem reflexivos dos estudantes do 2º semestre e onde tem os links dos 11 blogs que alguns deles resolveram criar mais pessoalmente.

De alunos de outros semestres de jornal, tem o Livros e Mais Livros, Página 47, Filosofrias, Armações e mancadas, Opinião Oposta. De publicidade, o Sad Paradise e o Mas e agora Joseph?. E de Relações Públicas, o Mixxx Salad.

Legal esse crescimento acontecer justamente quando o jornalismo na web faz doze anos de história e quando se critica se é jornalismo ou não, como fez a Revista Imprensa na edição de setembro. A própria revista inclusive lançou um blog.

Bem, se eu esqueci de algum blog da Facos, antigo ou novo, e caso o seu dono queira divulgá-lo, comente aqui e irei atualizar o post assim que puder. E se a gurizada que ja possui um e quiser se aprimorar na escrita para a web, o portal de notícias Último Segundo, disponibiliza o seu manual de redação, atualizado constantemente e contendo a política editorial/virtual do site, entre muitas outras coisas.
Aí embaixo tá ele pra quem quiser baixar, imprimir ou fazer o que quiser.


Outro documento que os blogueiros devem conhecer é o Código de Conduta dos blogs do Estadão. O código contém 6 termos de responsabilidade, com os quais concordamos, do jornal para com os leitores dos blogs.

Nenhum comentário: