6.25.2008

Jornalistas por Formação

Os estudantes do 1º semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, e do Centro Univesitário Franciscano, UNIFRA, convocam a todos os cidadãos receptores e apreciadores de informações completas e de qualidade para um ato em defesa da exigência do diploma para a obtenção do registro de jornalista.

A manifestação vai ocorrer dia 30 de junho, segunda-feira, e começará no Fórum de Santa Maria, Alameda Buenos Aires, às 9 horas. Mais tarde, os estudantes vão para o Calçadão Salvador Isaía, na Rua Dr. Bozano, no centro da cidade.

O motivo é o recurso extraordinário sobre a exigência do diploma de formação universitária, específica para o exercício profissional do Jornalismo, em pauta no Supremo Tribunal Federal. Esta proposta descabida de votação é completamente repudiada pelo DACOM, uma vez que ameaça a integridade de qualquer tipo de informação veiculada e a formação de profissionais éticos, responsáveis e competentes.

A notícia da articulação dos estudantes locais deu no site da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas).

A profissão de jornalista é regulamentada desde quase 40 anos atrás, pelo decreto-lei nº 972, de 17 de outubro de 1969. A obtenção de diploma foi recentemente defendida pelo jornalista Luciano do Vale em um desabafo ao vivo.

Mais informações sobre o diploma de jornalista, vide o site da FENAJ, recomendado a todo profissional, estudante, envolvido com a profissão, e onde está disponível, além de várias outras informações, o livro "Formação Superior em Jornalismo - Uma questão que interessa a sociedade".

Para se juntar ao movimento dos alunos, acesse o blog Jornalistas por Fomação SM.

Um comentário:

Anônimo disse...

O ATO EM DEFESA DO DIPLOMA DE JORNALISMO FOI ADIADO EM VIRTUDE DO MAU TEMPO. A MANIFESTAÇÃO OCORRERÁ SEGUNDA-FEIRA, DIA 30/06, ÀS 9H30MIN, EM FRENTE AO FÓRUM DE SANTA MARIA.