Na próxima semana, de 15 a 19 de setembro, a comunidade acadêmica (professores, alunos, servidores técnico-administrativos, egressos e ocupantes de cargos de chefia) vão participar da auto-avaliação institucional da UFSM. Isso vai ocorrer via questionário que vai estar disponível no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Como acessar o questionário? Professores e alunos devem informar os logins e as senhas de seus portais correspondentes. "Técnicos-administrativos farão o login informando usuário e senha do SIE" e para os "cargos de chefia será fornecida uma senha especial". Ex-alunos devem informar a matrícula como usuário e a data de nascimento como senha. Um detalhe importante: "os que ingressaram a partir de 1996".
Ninguém é obrigado a participar da auto-avaliação institucional. A direção da UFSM, entretanto, exorta todos a participar, pois a avaliação é um importante instrumento de gestão, para que se possa potencializar o que é bom e corrigir o rumo daquilo que está com problemas.
É a primeira avaliação desse tipo feita pela UFSM dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC).
Onde isso vai dar? A UFSM terá que apresentar ao MEC um relatório que contenha um diagnóstico e proponha ações corretivas para os problemas identificados. Está programada também a vinda de uma comissão do MEC que vai conferir in loco a situação das questões que serão enfatizadas na avaliação institucional.
A avaliação institucional é uma das três partes básicas de que é composto o Sinaes. As outras duas são o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação dos cursos de graduação, que ainda está em processo de implantação.
_____________________________________________
Em um novo indicador criado pelo MEC, divulgado pela primeira vez no dia 08, a UFSM ficou em 20º lugar NACIONAL, e 3º lugar ESTADUAL. Pormenores, aqui.
_____________________________________________
No último Enade, de 2007, que avaliou 10 cursos do CCR e do CCS, Agronomia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina obtiveram a nota máxima: 5.
_____________________________________________
Quer mais números sobre a UFSM? Já está no ar digital o site do Pesquisador Institucional da universidade, sobre o qual saiu uma bela matéria no site da instituição.