6.15.2009

Eleições para a Reitoria - A importância da participação

Acontece amanhã a eleição para a escolha do novo reitor e do novo vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Como todos na UFSM já viram, pela intensa campanha dos candidatos, concorrem à reitoria duas chapas. A Chapa 1, encabeçada pelo coordenador da pós-graduação em Odontologia, professor Paulo Burmann, tendo como vice a professor Martha Adaime, atual diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Já a Chapa 2 tem como candidato à reitoria o atual vice-reitor da UFSM, professor Felipe Müller, e como vice o professor Dalvan Reinert, atual diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR).

Os eleitos no pleito que se realizará amanhã estarão à frente da UFSM pelos próximos quatro anos, por isso a necessidade dos votantes de analisar com cuidado e atenção a trajetória de ambos os candidatos, avaliar qual das propostas apresentadas é melhor para a Universidade e votar com exímio discernimento.

É de importância histórica a eleição de amanhã. Apenas em meados da década de 1980 a UFSM teve o seu primeiro reitor eleito pela comunidade acadêmica, quando o professor Gilberto Bonetti assumiu a administração da Universidade. O pleito desta terça-feira será o primeiro com a paridade entre professores, técnicos e alunos, e disso decorre uma ainda maior relevância do voto consciente dos acadêmicos da instituição.

Por muito tempo, seja na UFSM ou na política representativa partidária, tivemos que lutar e lutamos pelo direito ao voto. Porém essa já não é mais a questão que está em pauta. Obtivemos o direito de escolher de forma direta os nossos representantes, mas apenas isso não basta. A vigilância, o controle, o acompanhamento dos nossos representantes, e acima de tudo, a cobrança por ações efetivas são hoje os nossos deveres. Também por isso, vem muito bem a calhar, a exemplar campanha Voto, Cobro, Participo! promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), mostrando que o Movimento Estudantil na UFSM está alinhado com a necessidade de uma constante consolidação do regime democrático.

Aos estudantes, em especial aos de Comunicação Social da UFSM, historicamente de grande senso crítico, fica o desejo de que no dia de amanhã, dia 16 de Junho, votem! E mais do que isso, ao ser eleito o próximo reitor, seja o professor Burmann ou o professor Felipe, que os acadêmicos desempenhem um papel ativo de cobrança e participação.

José Luís Zasso,
Acadêmico de Jornalismo da UFSM
Núcleo Político do Diretório Acadêmico Mario Quintana – DACOM

No link que segue, confira o seu local de votação:

http://sucuri.cpd.ufsm.br/editais/pdf/edital1709.pdf

5.13.2009

Ciclo de Cinema!

Amargura, depressão, Tóquio e romantismo. Separação, alegria, Paris e reencontros. Paixão, melhores amigos, Nova Iorque e segredos. Gaudi, Miro, Barcelona, São Paulo e a Via Láctea...
Qual a relação disso tudo? Descubra a partir do dia 18 de maio aqui mesmo em
Santa Maria.



Pelas ruas da cidade...

I Ciclo de Cinema 2009 da FACOS





  • Vicky Cristina Barcelona - 18 de maio


  • A Via Láctea - 19 de maio


  • Em Paris - 20 de maio


  • Encontros e Desencontros - 21 de maio


  • Manhattan - 22 de maio

Às 19h, no auditório do CCSH, antiga Reitoria. Compareça a, no mínimo, 3 filmes para ter direito ao certificado. Entrada franca.


Colabore com a Campanha do Agasalho do CCSH: doando duas peças de roupa, concorra a uma viagem.




4.03.2009

Manifestação pela não desregulamentação do Jornalismo


Na terça-feira, dia 31, alunos dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra), também de Santa Maria, rumaram à "capital de todos os gaúchos" onde, unindo-se aos estudantes e jornalistas de Porto Alegre, manifestaram a posição contrária à desregulamentação da profissão, além de esclarecer a população sobre o assunto.

No dia 1º de Abril, quarta-feira, iria ser votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) duas questões relativas ao jornalismo. A primeira delas, com relatoria do Ministro Gilmar Mendes, pedia a revogação da exigência de diploma para o exercício da atividade jornalistica, e a outra discutia mudanças ou a revogação da Lei de Imprensa.

O STF retirou a primeira questão da pauta e não há previsão de quando a corte máxima da justiça brasileira irá discutir novamente a questão. A discussão sobre a desatualizadissíma Lei de Imprensa, que já teve 22 dispositivos recentemente suspensos, continua no dia 15 de Abril.

Dois acadêmicos de Jornalismo da UFSM e membros do DACOM acompanharam a manifestação, Michelle Falcão e José Luís Zasso. A gestão 2009 do Diretório Acadêmico colocou-se sempre a disposição do Movimento Jornalista por Formação, e esse ato em Porto Alegre, é uma prova de que podemos sempre estar colaborando quando se trata de defender um direito de todos os estudantes de Jornalismo, a boa formação profissional e a democracia em nosso país.

Em um momento em que se discute a qualidade dos cursos de Comunicação, em que todos nós esperamos uma melhora geral e consequente qualificação e profissionalização, em que os próprios meios de Comunicação pedem inclusive que tenhamos cursos de pós-graduação na área, uma decisão errada do STF poderia comprometer todo um processo, que com todas as dificuldades, tem conseguido melhorar as escolas de Comunicação Social.

Enquanto deveríamos estar lutando ou discutindo questões acerca de que rumo tomar os cursos de Comunicação, em especial de Jornalismo; enquanto deveríamos estar buscando uma melhora significativa em nossa graduação ou a eminente necessidade de pós-graduações que não sejam estritamente acadêmicas, temos que estar indo às ruas, com faixas, gritos e cartazes, para protestar e fazer valer a nossa opinião sobre uma questão ultrapassada que desde muito tempo já deveria estar resolvida.

José Luís Zasso
Acadêmico de Jornalismo/UFSM
Núcleo Político - DACOM

3.29.2009

I Semana Temática de 2009


Em 1990, os países que falam português firmaram um acordo para unificar o idioma. Depois de entraves políticos, como as crises internas em ex-colônias africanas, o acordo finalmente entrou em vigor no Brasil. As normas antigas e as novas conviverão até 2012.

Pensando nas novas regras que todos teremos que aprender, o DACOM escolheu como tema para a 1ª Semana Temática do ano a temida Reforma Ortográfica. De uma forma
descontraída , o Prof. Orlando Fonseca abordará o futuro da Língua Portuguesa, as principais dúvidas na nova ortografia, bem como um breve histórico de outras reformas que já ocorreram.


O quê: Reforma Ortográfica - Não Trema!

Quando: 1º de abril

Onde: Anfiteatro I (anexo ao prédio 21)

Hora: 19h

Quanto: R$ 3,00

As inscrições são de 30 de março a 1º de abril, na sala do DACOM, do meio-dia às 13h30min.

Dia 02 de abril, ao meio-dia e meia, na sala 5136, no prédio 21, haverá um Quiz com premiação.

Os participantes receberão certificado com 2 horas de ACG.

3.21.2009

Voltando à ativa



Quem vê hoje a sala do DACOM como um ponto de encontro no prédio 21, não imagina que nem sempre foi assim. A Faculdade de Comunicação Social da UFSM já ficou um ano sem Diretório Acadêmico. Houve uma grande mobilização e, por conta disso, em 2008, o Diretório Acadêmico Mario Quintana pode reiniciar seus trabalhos. A gestão 2009 do DACOM acompanhou de perto a luta, a vontade e a eficiência da gestão anterior e, por conta disso, agradece o apoio e a confiança que foram depositados em nós. O galo de novo cantou...



Durante as férias de verão, em conjunto com a coordenação da FaCoS, o DACOM 2009 organizou uma semana repleta de atividades para os bixos. Os novos acadêmicos puderam conhecer o Planetário, a
TV Campus e os espaços da Faculdade de Comunicação Social.


Para encerrar a programação, no dia 13 de março, todos divertiram-se com o Soltem os bixos, uma maneira descontraída de integrar os novos alunos. Bixos e veteranos puderam tocar violão e cantar à sombra das árvores do Campus (vide foto).





Temos muitas novidades vindo por aí. Aguardem e participem!





* Foto: Marcelo De Franceschi